OS JOVENS LEEM E ESCREVEM BASTANTE, MAS TÊM POUCO CONTATO COM OS LIVROS
A
edição de Agosto de 2012 da revista Nova Escola apresenta uma entrevista sobre
a relação dos jovens com a leitura e a escrita na contemporaneidade, oferecida
pela especialista em fomento à leitura e formação de leitores, a educadora
colombiana Yolanda Reyes. Os argumentos da entrevista giram em torno da maior
aproximação, atualmente, dos jovens com a leitura e a escrita, contudo, ainda
distantes do mundo dos livros. Essa relação paradoxal, explica Reyes, diz
respeito ao maior contato dos jovens com outras fontes de leituras ligadas à
difusão das inovações tecnológicas a partir da massificação da internet. Essa
situação, segundo suas palavras, pode ser revertida pela consideração dessa
nova linguagem pela escola, seguindo uma conduta que leve ao estímulo de práticas
de leituras que sejam mais atrativas, com ênfase ao maior contato com o mundo
dos livros. Essa medida teria como pressuposto um maior conhecimento da escola
a respeito dos jovens, considerando o que falam, fazem ou o que gostam, sendo,
uma tarefa não só dos professores de Português, pois “ler tem a ver com o mundo
da informação das diversas ciências e campos do conhecimento”,
- Para Sabermais - Ler a entrevista na íntegra
REFERÊNCIA: VICHESSI,
Beatriz. Fala, mestre! Nova Escola. São
Paulo. Ano XXVII. n 254. p. 40-24, 2012.
Postado pelo Pibidiano Antonio Carlos
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