Sobre o PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID 








03-pibid

Objetivo:

Concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e demais despesas a ele vinculadas.

Fonte:  http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid



PIBID Geografia CAMEAM - UERN

APRESENTAÇÃO

Ao construirmos o plano de trabalho deste subprojeto estamos intercalando a importância de estar trabalhando em consonância com elementos primordiais para o real desenvolvimento do subprojeto, atrelando, diretrizes de ações formativas contidas no Projeto Pedagógico do Curso de Geografia/CAMEAM, em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN (PDI, 2008) e ainda, atrelar-se aos condicionantes dos Parâmetros Curriculares Nacional, em especial de Geografia os PCN+ que tratam das diretrizes de Ensino Médio brasileiro. Estres Parâmetros na ciência geográfica apontam que o processo de ensino médio deve:

[...] articular o diálogo entre a didática (o pensar pedagógico) e a
epistemologia ( o pensar geográfico). Ao propor esse diálogo es-
pera-se fortalecer a relação entre o pensar pedagógico e o saber 
  geográfico, favorecendo a reflexão sobre as contradições existen-
  tes na prática de sala de aula. (PCN+, 2006, p.49)..                    

Cremos que da unificação destes objetivos trabalharemos um construto de valorização do ensino, em especial do âmbito do Ensino Médio que enfrenta na atualidade obstáculos no processo de inovação e mudanças significativas em sua composição. Assim, ao escolher trabalharmos a implementação de uma proposta do PIBID estamos conjugando o tripé formativo da universidade, levando a realização de pesquisa, extensão e o ensino, fonte primordial da composição do curso, pois este se remete a formação específica do professor.
   Ao escolhermos trabalhar o PIBID com a modalidade do Ensino Médio estamos focalizando as ações de um subprojeto que encontra nesse campo de ensino sua justificativa de realização. Pois identificando, a pouca oferta de aulas semanais dessa disciplina, a escassez de projetos específicos necessários a seu real desenvolvimento e aprendizagem, a saber, que dentre seus principais objetivos de Geografia está a compreensão da dinâmica social e espacial, que produz, reproduz e transforma o espaço geográfico nas diversas escalas (local, regional, nacional e mundial).
   No ensino de Geografia é indispensável extender as mudanças no mundo atual, perceber as nuances que radiam pelo mundo em conjuntura efêmeras, cabe, portanto aos profissionais dessa ciência rever suas práticas cotidianas do cenário escolar inserindo novos temas necessários ao desenvolvimento das constantes transformações. Assim, os desafios são mútuos necessitando de elementos que venham fortalecer esse caráter de mudança necessário ao construto do ensino, pois, os novos cursos de Geografia galgam novos desafios constantes e presentes na atualidade.
   Na construção do curso de Geografia do CAMEAM teve como ponte elemento significativo para sua implementação, a necessidade de mão-de-obra especializada nessa categoria de ensino, por ser uma região ainda carente de profissionais habilitados nessa área específica do ensino. O referido curso vem encontrando e reafirmando seu espaço de atuação formativa mediante resultados já alcançados, mesmo que ainda recente o êxito nos resultados dos vários projetos sejam esses de pesquisa ou extensão reafirmam sua existência no Campus do CAMEAM.

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