BAIXO INESTIMENTO NA IMPLEMENTAÇÃO E NA MANUTENÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ATRAPALHA O INCENTIVO À LEITURA NO PAÍS.
Mesmo
com políticas publicas que promovem o desenvolvimento da leitura, constatamos
que alguns fatores atrapalham esse incentivo: a falta de estrutura na escola,
ou seja, um espaço para instalação de uma biblioteca onde os alunos possam
estudar, pesquisar, e consultar livros interessantes e variados. Alem do espaço
a manutenção do acervo, o custo com profissionais especializados e o
investimento que necessita para implantação de uma biblioteca acabam deixando a
escola por preferirem ficar sem uma biblioteca, ampliando apenas as salas de
aula, para assim poderem receber mais alunos e evidentemente mais recursos.
De
2000 até 2010 as pesquisas mostram que não houve avanços nas implantações de
bibliotecas no país mesmo com alguns projetos e leis que buscam incentivar a
leitura, determinando a lei nº12.244 a universalização das bibliotecas até
2020, o que seria necessário para cumprir essa meta construir 26 bibliotecas
por dia ao longo de 10 anos.
Sem
bibliotecas nas escolas fica ainda mais difícil o incentivo a leitura, e o
aluno que já não tem o hábito de ler como vai aprender a gostar se não tem
livros disponíveis na escola alem do livro didático? É preciso investimento e
incentivo por parte de governantes, gestores escolares e professores para
trazer para dentro das escolas bibliotecas que venham diminuir a distancia
entre o leitor e o livro e assim aumentar o numero de leitores no nosso país.
Postada pela Pibidiana Aparecida
Monteiro
REFERENCIA : NOVA ESCOLA. Baixo
investimento na implementação e na manutenção das bibliotecas escolares
atrapalha o incentivo à leitura no país. Abril. São Paulo: ano 27, p.42-43,
nº 252, maio. 2012.
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