quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DICA DE LEITURA

OS JOVENS LEEM E ESCREVEM BASTANTE, MAS TÊM POUCO CONTATO COM OS LIVROS

A edição de Agosto de 2012 da revista Nova Escola apresenta uma entrevista sobre a relação dos jovens com a leitura e a escrita na contemporaneidade, oferecida pela especialista em fomento à leitura e formação de leitores, a educadora colombiana Yolanda Reyes. Os argumentos da entrevista giram em torno da maior aproximação, atualmente, dos jovens com a leitura e a escrita, contudo, ainda distantes do mundo dos livros. Essa relação paradoxal, explica Reyes, diz respeito ao maior contato dos jovens com outras fontes de leituras ligadas à difusão das inovações tecnológicas a partir da massificação da internet. Essa situação, segundo suas palavras, pode ser revertida pela consideração dessa nova linguagem pela escola, seguindo uma conduta que leve ao estímulo de práticas de leituras que sejam mais atrativas, com ênfase ao maior contato com o mundo dos livros. Essa medida teria como pressuposto um maior conhecimento da escola a respeito dos jovens, considerando o que falam, fazem ou o que gostam, sendo, uma tarefa não só dos professores de Português, pois “ler tem a ver com o mundo da informação das diversas ciências e campos do conhecimento”,

- Para Sabermais - Ler a entrevista na íntegra


REFERÊNCIA: VICHESSI, Beatriz. Fala, mestre! Nova Escola. São Paulo. Ano XXVII. n 254. p. 40-24, 2012.

Postado pelo Pibidiano Antonio Carlos

PARA REFLETIR

SABER VOTAR É PRECISO

    Nos dias atuais, as pessoas, de um modo geral, sabem que é preciso votar em alguém ou em algum pensamento para fortalecer a democracia que é um instrumento direto ou indireto de administração popular, o que nem sempre se pensa é no fato de quê tal direito de exercício da cidadania fora conquistado por meio de conflitos e renuncias de heróis obstinados em combater a tirania e o mito da “divindade” de governantes perversos e homicidas, os quais se aproveitavam da inocência, da insegurança e da ausência de reflexão permanente das massas para subjugá-las e oprimi-las. As primeiras noções de justiça social e de igualdade de direitos políticos, na história, nascem com pessoas que demonstram interesse pelo conhecimento e que desde então, enxergam a verdade, em construção permanente, como produto da dúvida. São os chamados dissidentes e subversivos, os pregoeiros de novas ideias e modos de vida. Para Lenin “Sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário”, (Gomes, 2006, p. 115). 
      Pode-se se dizer que, as pessoas, de pensamentos diferenciados na hora de adotar decisões ou de mudar seus representantes ou grupos governantes acostumados a se manterem no poder, são o combustível responsável pela a continuidade da liberdade democrática, reprimi-las e/ou extingui-las, em nome de uma suposta unidade política, é importante até demais para o retorno da tirania. Dizia Lenin: “A democracia pura é uma farsa para enganar os operários”, (Gomes, 2006, p. 195).
      É fundamental alternar o poder para que se evite a manipulação da economia segundo os interesses de uma determinada agremiação que sem dúvida não hesitará em monopolizar a política. Pois bem, a liberdade nasce da discussão diária, se quiser escravizar pessoas se evite a discussão e se ignore seus questionamentos, mas se quer formar homens e mulheres livres deem uma chance para o que pensam.
“Nesse sentido, o elemento econômico e politico estão ligados. É difícil estabelecer fronteiras; ao mesmo tempo em que vai do econômico para o político, também acontece o inverso: a luta política motiva o desencadeamento de novas lutas econômicas”.  Bogo [org.], 2005, p.236.
     No processo de eleição direta para se reafirmar uma democracia indireta, a exemplo, do Estado Brasileiro, que neste ano de 2012, elege seus governos municipais, é preciso, basicamente, que o poder constituinte leve em consideração pelos menos três pré-requisitos de seus candidatos a fim de torna-los embaixadores do povo, agora e depois:
a              a) A historiografia do candidato - suas origens e trajetórias sociais, por quem foi educado e como exerce seu papel de agente transformador da realidade, haja vista que as relações sociais e o meio em que se vive são fatores expressivos influenciadores do processo de constituição política do indivíduo.
b              b) A vida pessoal – é um detalhe igualmente importante, pois que as instituições são geradas pelo pensamento humano que é precedido pelo credo ou pela dúvida, pelo o sentimento de ética moral e disciplina ou por algum desvio de conduta. Nos fundamentos práticos de um governo, existem homens com suas singularidades. Por exemplo, se um homem é infiel a sua esposa, não paga suas dívidas, envergonha seus filhos e não se arrepende, esse tal tem todos os ingredientes para ser um péssimo político, conforme a cultura do povo que representa, tendo-se em vista que, com o poder nas mãos um homem pode priorizar os seus interesses. Se não fora honesto consigo e com os seus, é motivo para pouco se crer em seu compromisso com o povo. 
          c) A ideologia da pessoa política – esse item pode se considerar sobremodo preponderante, sem nenhum exagero do termo. Toda liderança é movida por um conjunto de ideias, de pensamentos que na medida em que amadurecem se transformam em doutrinas, os portadores dessas doutrinas ou teorias que geralmente são fundamentadas em princípios lógicos ou em crenças hipotéticas podem se comportar como moderados, radicais e/ou flexíveis, quanto a isso o eleitor deve estar atento sabendo que a cultura concreta é inevitavelmente resultado do mundo das ideias. No campo político, o povo precisa saber quem são os candidatos a cargos eletivos, mas isso não será possível se não se conhecer suas crenças ideológicas, se são Liberais, keynesianistas, Neoliberais ou defensores do Estado Mínimo, Reformistas, Neomalthusianistas ou se acreditam no Estado Atuante, etc.

“Para Antonio Gramsci, na sociedade civil, desenvolve-se o conjunto das relações econômicas, civis, políticas e religiosas etc. entre os homens. Ou seja, ela é o lugar da organização dos conflitos, segundo os fins dos grupos sociais. É a forma histórica dessa regulação. Ou seja, é o lugar que compreende o momento econômico e ideológico e onde se desenvolve a luta de classes. Os homens assumem consciência de seus próprios objetivos no terreno da ideologia”. (Maestri, 2007, P. 240)

      Por isso que é vital ao bem comum, para a justiça social e a democracia se conhecer o candidato antes de votar, investiga-lo, saber o que pensa ou no que acredita, pois que o Estado é de certa forma um reflexo das nossas lideranças. Cada cidadão é uma liderança e o caminho da liberdade se inicia na valorização desse atributo.

“A liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova, criada por nossa ação” (Chauí, 2004, p. 185).

Referências 


Chaui, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2004. 
Gomes, Oziel. Lenin e a Revolução Russa. 2. ed. --São Paulo: Expressão Popular, 2006.
Maestri, Mário. Antonio Gramsci: Vida e Obra de um Comunista Revolucionário/ Maestri, Luigi Candreava – 2.ed. ver e ampl. –Sxão Paulo: Expressão Popular, 2007.
Ademar Bogo (org.). Teoria da Organização Política: Escritos de Engels, Marx, Lênin, Rosa, Mao. 1.ed.- São Paulo: Expressão Popular, 2005.

Postado por: Valderi Idalino da Silva
  Licenciado em Geografia pela UERN, 2006.
Especialista em Geografia e Gestão Ambiental pela FIP/PB
Professor de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do RN
Professor Supervisor – PIBID/CAMEAM/UERN.
Pau dos Ferros, 23.08.2012.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COMUNICADO DE EVENTO


SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA 2012
 

“Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não reproduza desigualdades”.

De 21 a 28 de agosto todas as APAEs do Brasil estarão comemorando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla,  a APAE  de Pau dos Ferros não será diferente, por isso convidamos Vossa Senhoria a participar conosco desse momento tão especial.

PROGRAMAÇÃO

22/08 – Quarta - feira
8h00min - Blitz nas principais ruas da cidade informando sobre o início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
Responsáveis: Presidente, diretora e demais funcionários.

23/08 – Quinta-feira
8h00min - Manhã Ecológica
Local: Secretaria de Meio ambiente, Urbanismo e Turismo (Praça de Eventos).
Responsáveis: Secretária Fátima Araújo e demais funcionários

24/08 – Sexta-feira
19h00min - Palestra: A sexualidade da Pessoa com Deficiência
Conferencista: Psicóloga Alice Maria
Local: Auditório Antônio de Farias Capistrano – CAMEAM/UERN

27/08 – Segunda-feira
8h00min - Festa para os usuários
Local: Loja Maçônica Manoel Reginaldo da Rocha
Responsáveis: Presidente, diretora e demais funcionários.

28/08 – Terça-feira
8h00min - Manhã Interativa de Atividades Sócio Educacional
Local: Loja Maçônica Manoel Reginaldo da Rocha
Horário: 8h00min
Responsável: Emília Suzana - Secretaria de Ação Social, Juventude e Habitação.

Produção do Pibid 2011‏




terça-feira, 21 de agosto de 2012

ABERTURA DA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS PROJETOS PIBID NO CAMEAM/UERN

      Na ultima terça dia 14 de agosto de 2012 o auditório do CAMEAM/UERN foi palco da abertura de novos projetos PIBID aprovados através do Edital 011/2012/MEC/CAPES/PIBID, tendo como pauta as boas vindas aos novos Projetos Implantados no CAMEAM com os seguintes cursos contemplados: Letras Espanhol, Educação Fisica e Pedagogia. O Professor e Coordenador do Subprojeto do PIBID de Geografia/UERN/CAMEAM Luiz Eduardo do Nascimento Neto dá as boas vindas sendo mediador do encontro tendo visto a formação da mesa e passando a palavra para o diretor do Campus Gilton Sampaio, a palavra é passada pelos membros da mesa ressaltando a implantação do projeto nas escolas tendo em vista também a apresentação dos novos coordenadores, professores das escolas e os novos Pibidianos. A palavra então é passada para a coordenadora do pibid de letras Portugues profª Fatima Carvalho, ressaltando assim os cumprimentos a mesa e aos demais convidados mostrando assim a importância do projeto e tambem expor as atividades realizadas no passar do tempo. 
     Dando continuidade a palavra é passada ao coordenador do PIBID de Geografia profº Luiz Eduardo que convida a bolsista Wanessa para a apresentação de um Slid expondo as atividades idealizadas por nós Pibidianos de Geografia na Escola Estadual José Fernandes de Mello ao longo do nosso ano de atuação na escola. Wanessa Djanis (Pibidiana de Geografia - UERN/CAMEAM) faz uma ressalva sobre os objetivos do projeto e uma exposiçao de fotos sobre nossas atividades. 

CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DESTE EVENTO 














DICA DE LEITURA

BAIXO INESTIMENTO NA IMPLEMENTAÇÃO E NA MANUTENÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ATRAPALHA O INCENTIVO À LEITURA NO PAÍS.
       
        Dados constatam que o Brasil continua sendo um país de poucos leitores, dentre os livros lidos anualmente inclui-se também o livro didático, e a maioria dos alunos dizem ler por obrigação e/ou indicação do professor.
    Mesmo com políticas publicas que promovem o desenvolvimento da leitura, constatamos que alguns fatores atrapalham esse incentivo: a falta de estrutura na escola, ou seja, um espaço para instalação de uma biblioteca onde os alunos possam estudar, pesquisar, e consultar livros interessantes e variados. Alem do espaço a manutenção do acervo, o custo com profissionais especializados e o investimento que necessita para implantação de uma biblioteca acabam deixando a escola por preferirem ficar sem uma biblioteca, ampliando apenas as salas de aula, para assim poderem receber mais alunos e evidentemente mais recursos.
         De 2000 até 2010 as pesquisas mostram que não houve avanços nas implantações de bibliotecas no país mesmo com alguns projetos e leis que buscam incentivar a leitura, determinando a lei nº12.244 a universalização das bibliotecas até 2020, o que seria necessário para cumprir essa meta construir 26 bibliotecas por dia ao longo de 10 anos.
         Sem bibliotecas nas escolas fica ainda mais difícil o incentivo a leitura, e o aluno que já não tem o hábito de ler como vai aprender a gostar se não tem livros disponíveis na escola alem do livro didático? É preciso investimento e incentivo por parte de governantes, gestores escolares e professores para trazer para dentro das escolas bibliotecas que venham diminuir a distancia entre o leitor e o livro e assim aumentar o numero de leitores no nosso país.  

Postada pela Pibidiana Aparecida Monteiro

REFERENCIA: NOVA ESCOLA. Baixo investimento na implementação e na manutenção das bibliotecas escolares atrapalha o incentivo à leitura no país. Abril. São Paulo: ano 27, p.42-43, nº 252, maio. 2012.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AÇÃO - PIBID

Apresentação dos Cartazes Confeccionados Referentes ao Tema "Geografia das Indústrias"
        

       Na segunda-feira dia 25 de junho de 2012, o professor/supervisor Valderi Idalino e as bolsistas Francimária e Berlândia finalizaram a confecção dos painéis referentes aos tipos de indústrias presentes no território brasileiro com os alunos do 2º ano “B” matutino, onde em seguida ocorreram às apresentações dos painéis confeccionados com as explanações dos grupos sobre os diferentes tipos de indústrias destacando as suas principais características, finalidades enfim informações que vieram a acrescer os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas; Ao finalizar a referida atividade concluiu-se que a realização desta foi de grande relevância na construção do conhecimento, além de ajudar no esclarecimento das dúvidas que surgiam ao decorrer da atividade referente ao tema proposto.

IMAGENS REFERENTES AO MOMENTO DA APRESENTAÇÃO DOS PAINÉIS



AÇÃO - PIBID


JURI SIMULADO SOBRE CAPITALISMO X SOCIALISMO

      Na segunda-feira dia 04 de junho de 2012, o professor/supervisor Valderi Idalino e as bolsistas Francimária e Berlândia realizaram um júri simulado, onde tivemos a exposição da defesa do capitalismo e do socialismo, cada sistema mostrou os seus pontos positivos e apontou os pontos negativos do sistema oposto, e por fim o grupo e o modo de produção socialista saíram vitoriosos, onde entendeu o júri que o sistema socialista seria o melhor na sociedade da realidade.
     Esta atividade tinha como principal objetivo incentivar os alunos a pesquisar, elaborar estratégias e principalmente que ao longo da elaboração da atividade eles conseguissem enriquecer o conhecimento como também Compreender os modos de produção Capitalista e Socialista com sua dinâmica econômica, social, política e cultural.

IMAGENS REFERENTES À REALIZAÇÃO DO JURI SIMULADO: CAPITALISMO X SOCIALISMO
         
 




DICA DE LEITURA

ENERGIA PARA TODOS? EIS A QUESTÃO

 Vista Noturna do Planeta, mostrando a concentração de luz em áreas urbanas

 Realizando um breve respaldo sobre a questão energética no Brasil e no mundo, percebemos ainda que esta questão se trata de um viés que nos instiga a questionarmos sobre seu futuro e sua presença para a humanidade, no sentido de bem-estar econômico, social e também ambiental.
De posse de alguns dados pode-se perceber que o custo da energia em escala mundial parte de uma geração de eletricidade e calor responsável por 41% da emissão mundial de Carvão tendo o carvão como principal fonte. Neste sentido, o Estados Unidos adentra nesta questão liderando de forma econômica o processo de emissão do Carvão (Fonte Geradora para a Energia) juntamente com a China como maior emissor desta fonte, que consciente de sua importância para a humanidade, busca essa geração pautada em uma educação racionalista sem atingir o crescimento econômico do país, o que por sua vez, a tornou líder na geração de energia considerada limpa para a eletricidade.
Diante disso, observamos esta realidade no território brasileiro, levando em consideração que 80% da eletricidade provém de hidrelétricas como uma fonte renovável de energia, o que por sua\ vez, o torna o 10º país do mundo em investimentos em energias renováveis, e o 5º que mais pôde investir em energia limpa no ano de 2011.
Mesmo perante este quadro, a premissa da energia, ainda pendura-se em indagações e até mesmo em preocupações com relação ao seu futuro, pois mesmo com tantas positividade, há de se compreender que infelizmente a situação da existência e produção da energia como fonte para a humanidade ainda não se torna acessível para todos.
Entendendo esta problemática, respaldado nos dados obtido pela ONU e pela IEA (Agência Internacional de Energia) foi possível constatar em seus altos que uma em cada cinco pessoas no planeta, ainda não possuem acesso à eletricidade, vivendo sem luz e sem serviços como saneamento, o que por sua vez, proporciona menos oportunidades econômicas para a humanidade, além da realidade representada por 3 bilhões desta humanidade onde mais de 95% destas pessoas vivem na África Subsaariana e na Ásia que utilizam da madeira, carvão e/ou restos de animais para cozinhar e aquecer suas casas, o que as expõe a diversas situações que acarretam danos a saúde.    
Assim sendo, cabe aqui trazermos a discussão sobre esta problemática referente ao futuro desta fonte geradora para a humanidade, em pensarmos sobre as questões que afetam o nosso planeta numa perspectiva não somente ambiental, mas também econômica, social e política, o que nos leva a indagar, a realidade da energia mesmo recoberta por estas instancias é realmente destinada a tOdos? EIS A QUESTÃO.

Dica de leitura postada pelo pibidiano miqueias virginio da silva


REFERÊNCIA: EQUIPE PLANETA SUSTENTÁVEL. Energia para Todos. Bravo. São Paulo -SP, ano 14, n. 179, p. 50-51, jul. 2012.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Caderno de Programação do I ENPRAD

Atenção Pibidianos, já saiu o caderno de programação do I ENPRAD com os dias, horários e locais que serão apresentados os trabalhos, abaixo os horários correspondentes aos trabalhos dos pibidianos de Geografia e para baixar o caderno completo Clique aqui .

Grupos de Trabalhos - GT 01: Salas de Experiências

Data: 05/09/2012 – 09:50h Local: FAEF

Cristiano Souza Paiva da Silva;
Maria Adriana de Souza Lins;
Maria Aparecida Monteiro da Silva,
Luiz Eduardo do Nascimento Neto

O ENSINO E AS PRATICAS EDUCATIVAS: COMO FORMAR O ALUNO NA CONTEMPORANEIDADE

Data: 06/09/2012 – 09:30h Local: FAEF

Miquéias Virginio da Silva;
Luiz Eduardo do Nascimento Neto

A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA


Salas de Comunicações - GT 01

Data: 05/09/2012 – 13:30h Local: FAEF

Amanda Aparecida da Silva Gomes Fontes;
Francisco Carlison Bandeira Dias;
Luiz Eduardo do Nascimento Neto;
Wanessa Djanis de Queiroz Santos.

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E A INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS

Grupos de Trabalhos - GT 02: Salas de Comunicações - GT 02

Data: 05/09/2012 - 14: 10h Local:FE 

ALMEIDA, Kelly Íkalla Aires de;
SILVA, Cristiano Souza Paiva da

O USO DE METODOLOGIAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Data: 05/09/2012 - 14: 30h Local:FE

Milton Thiago Gomes Barroso;
MiquéiasVirgínio da Silva;
Cristiano Sousa de Paiva

A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Grupos de Trabalhos - GT 04: Salas de Experiências

Data: 05/09/2012 - 10:10h Local:FE
 
Ivanaldo Gomes de Medeiros;
Maria Berlândia da Silva Farias;
Maria Francimária Maia

FORMAÇÃO CRÍTICA DO PROFESSOR GEÓGRAFO E A RENOVAÇÃO DO ENSINO

Salas de Comunicações - GT 05

Data: 05/09/2012 - 15: 10h Local:FE
 
Antônio Carlos Santos;
Maria Erivanir Rodrigues Nunes;
Vinícius de Carvalho Andrade;
Kaliana Maria Dantas de Freitas dos Santos;
Luiz Eduardo do Nascimento Neto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: ANÁLISE DA PARCERIA UNIVERSIDADE/ESCOLA