quinta-feira, 23 de maio de 2013

Oficina Forca Geográfica


De início foi realizado uma breve retrospectiva do assunto trabalhado, pela professora nas ultimas aulas, e em seguida foi explicado como seria a dinâmica da oficina.
A oficina ocorrer do seguinte modo: Tendo em mãos quatro bonecos repartidos em sete partes cada, dividimos a turma em quatro grupos, cada grupo tinha como tarefa responder sete perguntas relacionadas ao tema e cada pergunta certa dava direito a um membro do corpo do seu boneco. Algumas regras foram aplicadas para que a dinâmica fluísse de forma mais ordenada, por exemplo, um limite de tempo foi definido para que o aluno pudesse responder sem o auxílio do livro e outro limite com o auxílio. No fim da atividade o grupo que colou mais partes do corpo do boneco no quadro receberia melhor nota e consequentemente o grupo com menos parte nota menor, usando critérios antes estabelecidos.
Esta oficina deve como objetivo analisar o conhecimento dos alunos a partir do conteúdo explicando sobre os indicadores de desenvolvimento humano (IDH), as diferenças entre países ditos desenvolvidas e em desenvolvimento e a sucumbência desses termos nos dias atuais. De modo geral os resultados alcançados pela maioria dos alunos podem ser considerados como satisfatórios, pois três do quatro grupos conseguiram nota acima da media (6,0).


Ministrantes: Aetes, Cristiano e Rogério.
Dia da Oficina: 16/05/2013











sexta-feira, 17 de maio de 2013

Oficina de Gráficos e Mapas Temáticos


A segunda oficina realizada na turma do 1° ano C da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, não só reforçou o conhecimento acerca da produção e desenvolvimento de gráficos e mapas temáticos, como também clareou algumas dúvidas presentes nos pequenos detalhes dessa ferramenta tão importante na vida do estudante de geografia.
Dividida em grupos a turma oscilou na produção de gráficos e mapas temáticos. Uma parte ficou responsável por entrevistar os colegas questionando os bairros de cada um, para assim, poder fabricar seu gráfico com opções de serem barras, setores, segmentos e etc. Coube a outra parte desenvolver em um mapa impresso  características que correspondessem a um tipo de mapa temático, tendo as opções de mapas econômicos, mapas físicos, políticos e etc.
 abaixo as fotos da oficina realizada pelas bolsistas Ana Paula, Izabel Cristina e Adriana Lins, com o professor supervisor Valderi Idalino




O Quarteto Fantástico e a Guerra Fria

História em Quadrinhos produzida pelos alunos do 2º ano C matutino do E.E.J.F.M










O X Men e a Guerra Fria

História em quadrinhos elaborada pelo 2º ano C matutino







A Guerra Fria em Quadrinhos

           No ano de 2012 uma questão do ENEM causou polêmica e repercussão na mídia, onde foi utilizada a capa do primeiro gibi do Capitão América lutando contra Hitler  A verdade é que no período da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria surgiram os maiores super-heróis norte americanos como por exemplo: o Capitão América, Incrível Hulk, Quarteto Fantástico, Homem Aranha e X - Men.
          A partir disso as bolsistas Kelly Íkalla, Patricia Tamâra e Taís Nunes com o auxilio do professor supervisor Valderir Idalino elaboraram uma oficina com o 2º ano C matutino, explicando a relação da Guerra Fria com os personagens e logo após os alunos confeccionaram de forma digital histórias em quadrinhos representando a Guerra Fria.
            Abaixo a história em quadrinhos elaborada pelos alunos do 2º C do Incrível Hulk









OFICINA FLUXOS MIGRATÓRIOS.


             A Oficina pedagógica realizada no dia 09 de Maio de 2013 no 3º ANO (E) Vespertino pelos bolsistas Milton Thiago, Miquéias Virgínio e Adlany Fontes, com a temática: FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL, procurou aprimorar o conhecimento e compreensão dos discentes com relação a esses movimentos em que a população do nosso país realiza em seu cotidiano, os mesmos oriundos de acordo com necessidades específicas como: estudo e trabalho.
             O presente exercício se deu pela realização de Coleta de dados pelos próprios alunos e a representação dos mesmos por meio de maquetes e bonecos confeccionados com cartolinas coloridas, representando todos os fluxos coletados através das pesquisas.
              Através desta intervenção, buscou-se o incentivo pelo lado lúdico, aprimorando conhecimento e tecendo saberes cada vez mais evolutivos na educação e compreensão de nossa ciência Geográfica.
              Abaixo fotos da oficina: