CAMEAM: TRAJETÓRIA E RECONHECIMENTO
Quando uma instituição de ensino
superior passa a interagir com a sociedade civil e política – movida por
razões sociais, econômicas e culturais – é natural o seu desejo de
aferir, junto aos seus parceiros de caminhadas, a avaliação que eles
fazem do seu desempenho.
Trata-se, pois, de atitude louvável e
importante para apurar e, eventualmente, corrigir estratégias de
trabalho. Representa, ainda, um gesto de transparência administrativa e é
de interesse público para todos os que integram o seu arco de
convivências.
Foram, certamente, estas premissas que justificaram
a iniciativa do Campus Avançado da Uern (CAMEAM), sediado em Pau dos
Ferros, de solicitar que a Prefeitura Municipal, através do seu
representante legal, Prefeito Leonardo Rêgo, prestasse um DEPOIMENTO sobre a trajetória administrativa daquele Campus, desde sua implantação nesta cidade, em 1976.
Eis o teor do documento, na íntegra:
DEPOIMENTO
“CAMEAM: UM EXEMPLO DE EXPANSÃO E INTEGRAÇÃO”
"Quando, por razões de vocação
pessoal, eu resolvi assumir os desafios da carreira política, escolhi
Pau dos Ferros como meta para o exercício de minhas atividades.
Em
ato continuo, passei a identificar e analisar dados da vida econômica,
social, cultural e os referentes à administração pública desta cidade.
À medida em que os conhecimentos acumulados ganhavam amplitude, eu percebia a relevância de um fato de nossa história: a criação, no ano de 1976, do pioneiro Campus Avançado de Pau dos Ferros;
já subordinado à Universidade Regional do Rio Grande do Norte -
instituição, na época, integrante da Prefeitura Municipal de Mossoró.
Com o olhar retrospectivo, podemos dividir este longo percurso do nosso CAMEAM em três temas, claramente delimitados, e formadores de uma trilogia administrativa que podemos conceituar de: caminhos, lutas e resultados.
Todo
o esforço institucional e de iniciativas sociais foram realizados para
que a cidade de Pau dos Ferros viesse a ter esta unidade de Ensino
Superior.
I – CAMINHOS
Uma das maiores dificuldades, com que se deparam as instituições
públicas e privadas, é quando as mesmas têm que prospectar cenários para
estabelecer o planejamento estratégico e as ações táticas de
desdobramento do mesmo.
Entre a prospecção e a elaboração do planejamento estratégico, os entes públicos e privados se vêm confrontados com a necessidade de escolher caminhos.
É por isso que as empresas precisam conceituar, com muita clareza, qual é a missão que justifica a sua existência e razão de ser de suas atividades.
No
caso dos entes federativos – voltados à prestação de serviços públicos
para as coletividades a que servem – as questões, por eles defendidas,
podem ser, igualmente, de grande interesse da sociedade.
Foi, portanto, com notável visão de época, e grande sentido de futuro, que a URRN (Universidade Regional do Rio Grande do Norte), elegeu como prioridade institucional e deu partida ao processo de interiorização
do Ensino Superior, decisão inteiramente patrocinada pela Prefeitura
Municipal de Mossoró, sob a gestão do Prefeito Dix-Huit Rosado, e
através do Decreto nº 15/76.
É necessário ressaltar que a opção
por interiorizar veio acompanhada de larga visão. Não se tratava de
projetar a Universidade para atender, apenas, a região do Alto Oeste;
era necessário ampliar a expansão e, desta forma, mais duas regiões
foram contempladas com os Campi de Patu e de Assu, respectivamente.
Da
escolha desses caminhos – numa época em que as políticas públicas de
Ensino Superior ainda não tinham o forte víeis social e econômico de
hoje – resultaram decisões em que a URRN estava, literalmente, fazendo história no sentido amplo e superior.
II - LUTAS
A melhor forma de obter resultados, em questões de interesse
coletivo, é a aglutinação dos segmentos sociais, diante das causas e a
mediação dos poderes públicos (executivo, legislativo e judiciário) para
formação de consensos suprapartidários e somar forças políticas para
viabilização de projetos.
O progresso na vida material, social e
cultural é, em grande medida, resultado dessas lutas sociais com
bandeiras de grande aceitação popular.
A expansão inicial desta
Universidade já corresponde, na memória coletiva, há mais de uma
geração. Tornou indispensável que instituições, representantes
políticos, organizações sociais e individualidades, somassem esforços
para viabilizar a expansão universitária.
O trabalho foi efetuado
com grande profissionalismo: desde a criação do Grupo de Trabalho –
para os estudos de viabilidade – à consulta à sociedade, todas as
articulações administrativas e políticas, até a finalização do projeto
técnico, houve pluralidade de pensamentos voltados para os interesses
coletivos; o que viabilizou a emissão do Decreto 15/76 já referenciado.
O
dinamismo da sociedade do Alto Oeste, as exigências do mercado de
trabalho, as carências na formação de professores para atuar na rede
pública estadual, e as demandas de setores específicos da sociedade,
quanto à mão de obra especializada, e de nível superior, tornaram
inadiável a ampliação dos Cursos do CAMEAM.
Abriu-se um novo ciclo de lutas
destinadas a viabilizar estes pleitos. Mais uma vez, e com a
contribuição de experiências adquiridas, a direção do Campus inovou ao
criar um espaço para articulação com a sociedade, através do Fórum em
Defesa da Ampliação do CAMEAM.
Esse fato, por si só, simplificou
esforços e racionalizou a interação com a sociedade e os poderes
públicos municipais (que estão representados no Fórum).
Esta
providência ampliou a representatividade social das demandas – que foram
potencializadas através da articulação com a representação política da
Região do Alto Oeste – e complementada com a mediação da liderança do
governo na Assembléia Estadual.
Todo esse trabalho foi coroado de
êxito mediante a instalação dos cursos de Geografia, Educação Física,
Administração e Enfermagem.
III – RESULTADOS
Hoje, podemos afirmar que o CAMEAM é uma instituição experiente, vem
realizando um notável trabalho de integração com a sociedade e já tem
capacidade, suficiente, para efetuar análises e relações de
custo/benefício eficazes na condução da vida administrativa e acadêmica.
Do
processo de interiorização e ampliação interna, o CAMEAM absorveu
ensinamentos e aplica, na sua administração, procedimentos funcionais
somente observáveis no empreendedorismo bem sucedido das empresas atuantes e de resultados.
A política permanente de qualificação docente – com a disseminação de especialistas, mestres e doutores – e, mais ainda, por deter uma das ilhas de excelência da UERN, que é a sede do Mestrado em Letras, não só recomenda, mas torna esta unidade de Ensino Superior um paradigma dentro da própria Universidade.
A história do CAMEAM pode muito bem ser entendida na visão desta trilogia, ou seja, é uma história de caminhos corretos, lutas justas e resultados positivos.
O
trabalho proativo, desenvolvido por este Campus Avançado – além de
servir de exemplo para outros órgãos e entidades –, dignifica a cidade
que sedia suas atividades.
Muito obrigado a todos vocês!"
(“A”) Leonardo Nunes Rêgo
Prefeito de Pau dos FerrosFonte: blogdocapote.com/site/index.php
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