quinta-feira, 24 de maio de 2012

Geolocalização pode fazer diferença nas eleições de 2012

O evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, maior encontro do setor geoespacial na América Latina, que acontece de 29 a 31 de maio, em São Paulo (SP), contará com um debate sobre como a geolocalização pode ajudar candidatos nas eleições municipais deste ano.
O painel “Entenda como o GIS pode fazer a diferença nas eleições municipais de 2012″ vai fazer parte do Fórum Soluções Geoespaciais para Governo, no dia 31 de maio, com o objetivo de debater como as ferramentas de geoprocessamento podem ser aplicadas na administração pública.
O debate vai contar com a presença de Sérgio Kobayashi, jornalista que atuou em diversas campanhas eleitorais nacionais, estaduais e municipais, dentre elas as dos candidatos Mario Covas, José Serra, Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab, coautor dos livros “Eleição: Vença a Sua – As Boas Técnicas do Marketing Político” e “Guia de Estilo para Candidatos ao Poder”. Também estará presente Erick Sobreiro, profissional com mais de 10 anos de experiência em geotecnologias, que já exerceu cargos de liderança no setor público e privado, especialista em tecnologia, consultor em inovação e mestrando em gestão de políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas (SP), com presença constante como palestrante nos grandes eventos de geotecnologias no país.
Neste fórum também serão discutidos temas como interoperabilidade nos projetos governamentais, soluções geoespaciais como apoio à gestão municipal moderna, gestão de obras de infraestrutura utilizando geotecnologias e mapeamentos estaduais e seu compartilhamento com outras instituições.
O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 é um evento inspirado nos principais assuntos presentes na área de geoprocessamento, imagens de satélite, cartografia e agrimensura, entre outras, por isso traz cursos, seminários, fóruns, workshops e uma feira de produtos e serviços direcionados ao setor geoespacial. A entrada na feira é gratuita. Confira toda a programação do evento em http://mundogeoconnect.com.

Serviço
Fórum Soluções Geoespaciais para Governo
Data: 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP)






Noticia enviada pelo Coordenador Luiz Eduardo

MEC altera forma de correção da redação do Enem

São Paulo - O Ministério da Educação (MEC) decidiu alterar a forma de correção da redação do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 3 e 4 de novembro. A discrepância máxima entre as notas dadas pelos dois corretores cairá dos atuais 300 pontos para 200. Quando esse limite for ultrapassado, um terceiro corretor analisará a redação. Segundo a reportagem apurou, nos casos em que nem um terceiro corretor conseguir chegar a um consenso com os outros dois, a prova será submetida a uma banca examinadora, que dará a nota final.
O anúncio dessas e de outras mudanças será feito hoje em coletiva de imprensa pelo ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. Desta vez, o edital do processo contemplará um único exame, e não vários.
Na última edição do Enem, o Inep foi confrontado com processos judiciais de candidatos que criticaram as notas finais. Foi o caso de uma estudante carioca que recebeu três notas diferentes: 800 (do primeiro corretor), 0 (do segundo) e 440 (do terceiro). A mudança na forma de correção deverá aumentar o número de redações revisadas e exigir melhor treinamento.
Em entrevista logo após assumir o cargo, Mercadante já havia defendido uma nova forma de corrigir as redações. "Precisamos aprimorar o critério, pois sempre há componente subjetivo", disse na ocasião.

Para saber mais sobre a Reportagem como por exemplo, os diversos outros TEMAS cobrados no Vestibular acesse <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/05/24/mec-altera-forma-de-correcao-da-redacao-do-enem.htm> e veja a matéria na íntegra.


Fonte: Site da UOL



Noticia Indicada pelo Pibidiano Miquéias

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Detentos do RN tem oportunidade de fazer Curso Superior

Empolgados com a ideia de terem cela especial, alguns detentos já fazem planos para o futuro

Um projétil que alveja oportunizar ensino superior a presos do estado é a pauta do dia, ou melhor, da noite. PCCildo preso há 5 anos está animado com a ideia de ter um diploma de um curso superior, o qual é um sonho antigo que ele abandonou para "trabalhar": "Não vejo a hora de entrar na sala de aula", comenta. Os cursos disponíveis ainda não foram divulgados, apenas a instituição que os oferecerá que será a UERN. A única notícia triste é que quando souberam que seria a UERN que ofertaria os cursos, os presos se rebelaram contra a decisão: "Vocês tão pensando que nós pegou prisão perpétua, nós vai sair daqui um dia, nós num vai morrer aqui não", ressalta um preso bastante indignado.
Autor: Francisco Lima

RN sofre com Problemática da Estiagem

Greve das chuvas entra no seu quinto mês

A greve das chuvas deflagrada em janeiro deste ano entrou no seu quinto mês e parece não ter data para terminar. O presidente da Associação das Chuvas do Estado do Rio Grande do Norte - ACHUERN, o senhor Umidade do Ar da Silva, numa conversa informal com este desocupado que vos fala, afirmou que enquanto a governadora Rosalba Ciarlini não cumprir o acordo que firmou em meados do ano passado, o qual garantia uma reajuste de 14% no salário dos servidores para este ano, a categoria não voltará a realizar suas atividades. Ainda segundo o presidente da ACHUERN, a atmosfera opera atualmente com menos de 30% de umidade relativa do ar e a tendência é diminuir cada vez mais esse efetivo caso a greve se estenda por muito tempo. Isso significa que nós que não temos nada ver com os cambalachos do Governo do Estado e o tempo é que vamos sofrer com o calor e a seca.
Autor: Francisco Lima

Produção Científica Professora do Cameam aprova artigo para o XII Colóquio Internacional de Geocrítica

A professora do Curso de Geografia do Campus Avançado "Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM/UERN), Larissa da Silva Ferreira, doutoranda do PPGEO da Universidade Federal do Ceará, aprovou artigo para participação do XII Colóquio Internacional de Geocrítica a ser realizado de 07 a 11 de maio em Bogotá.

O evento é um dos mais importantes para a Geografia Humana reunindo alguns dos principais pesquisadores da área, tendo como tema deste ano “ INDEPENDENCIAS Y CONSTRUCCIÓN DE ESTADOS NACIONALES: PODER, TERRITORIALIZACIÓN Y SOCIALIZACIÓN, SIGLOS XIX-XX” e homenageará a pesquisadora brasileira Ana Fani Alessandri Carlos.

A abertura do evento contará com a presença do Prof. Horácio Capel e os trabalhos aprovados no evento serão publicados na Revista Scripta Nova (Qualis A1 - Capes) da Universidade de Barcelona.



Fonte: Site da UERN

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Decisão sobre greve é adiada para amanhã






ImageReunidos em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 02, os professores da UERN decidiram adiar a decisão sobre a greve. A deliberação surgiu diante de uma audiência solicitada pela governadora Rosalba Ciarlini com a ADUERN para hoje, às 18h. Com isso, a categoria decidiu esperar o resultado da reunião entre a entidade sindical e a governadora.
Nesta quinta-feira, 03, às 9h, será realizada outra assembleia para avaliar a audiência de hoje à noite e deliberar sobre os rumos do movimento. Os professores também decidiram suspender as aulas até o resultado da assembleia.
Entenda o caso
Os professores da UERN reivindicam o cumprimento do acordo firmado entre a ADUERN e o Governo do Estado, em setembro do ano passado, que pôs fim à greve de 106 dias na Universidade.
Manifestação
A categoria ainda deliberou uma manifestação para ser realizada hoje, na Praça do Pax, às 17h, exigindo o cumprimento do acordo por parte da administração estadual.

Fonte: Site da ADUERN

Na ADUERN Estudantes da UERN dizem não á greve


Resumindo o resultado da assembléia da Aduerne: greve não foi votada; professores serão recebidos hoje por Rosalba; aulas estão suspensas. Semestre seria iniciado hoje. Explicando: por enquanto não tem greve, mas as aulas estão suspensas, pelo menos até amanhã. Aduern instala assembléia permanente e marca novo encontro para amanhã. Aulas estão suspensas. Por enquanto, as aulas estão suspensas, mesmo que a greve não seja aprovada. Professor Alexsandro defende que a governadora seja escutada. Professor Geraldo Carneiro defende suspensão da assembléia. Professor Carlos Filgueira defende que nova assembléia amanhã após audiência com a Rosalba hoje à tarde..

terça-feira, 1 de maio de 2012

Secretários desmentem Governadora e afirmam o não cumprimento do acordo

m reunião realizada no final da manhã da última sexta-feira, 27, os auxiliares da Governadora Rosalba Ciarlini desmentiram-na e afirmaram que o Governo do Estado não irá cumprir o acordo firmado com a ADUERN, em setembro do ano passado, que pôs um fim à greve de 106 dias na UERN. No dia 17 de abril, a governadora afirmou em visita à Mossoró, que o acordo seria cumprido já que “quando eu firmo um acordo, eu cumpro”, disse ela na oportunidade e ainda complementou “Inclusive já é lei!” (veja aqui).
Tão logo foi iniciada a reunião, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, que negociou com a categoria docente no ano passado, pediu desculpas e alegou que não poderia participar da reunião, pois teria outro compromisso. O fato gerou indignação nos presentes. “Foi uma falta de respeito o secretário que negociou conosco durante toda a greve do ano passado e que anda dizendo que não houve acordo, quando nós temos documentos assinados por ele, sair de uma reunião de negociação”, explica o professor Carlos Filgueira, diretor da ADUERN que participou da reunião.
Segundo o docente, na oportunidade, o secretário de Administração, Alber Nóbrega, e o Consultor Geral do Estado, José Marcelo Costa, somente utilizaram o mesmo discurso da “Terra Arrasada”, usado amplamente no ano passado. “Na época, o Governo do Estado havia assumido há pouco tempo, agora já faz mais de um ano e continuam com as mesmas desculpas”, afirma o professor.
Ao serem questionados sobre a palavra da Governadora e os documentos assinados pelo Governo do Estado, os secretários foram enfáticos. “Palavra e documentos não vogam, o que voga é o real”, alegando que o Governo está no limite prudencial e não pode conceder aumentos aos servidores. Com essa fala, os presentes perceberam a falta de sintonia entre a governadora e seus auxiliares. “Como a autoridade maior do estado afirma algo e seus subordinados a desmentem? Isso só indica a falta de rumo do Governo”, garante Carlos Filgueira.
Diante da situação, os professores da UERN irão se reunir em Assembleia nesta quarta-feira, 02, às 9h, na sede da entidade em Mossoró, para repassar os informes da negociação para a categoria, deliberação de greve por tempo indeterminado, instalação do comando de greve e encaminhamentos.
Tuitaço
Surge na web um movimento para denunciar a falta de compromisso do Governo do Estado com os acordos firmados com os servidores públicos, além do descaso com a UERN. O tuitaço com a hashtag (palavra-chave) #RosalbaVergonhaDoRN será promovido nesta terça-feira, 1º de maio, a partir das 10h. O objetivo é que o assunto se torne um dos mais comentados no país para ganhar repercussão nacional.
Convocação da assembleia
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
C O N V O C A Ç Ã O

O Presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONVOCA todos os professores da UERN para Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na Área de Lazer Prof. FRANCISCO MORAIS FILHO, no dia 02 de maio de 2012, quarta-feira, em primeira convocação, com 20% do número de sindicalizados, às 08:30 horas, em segunda convocação com 10% do número de sindicalizados, às 08:45 horas, ou, em terceira e última convocação, com qualquer quorum, às 09:00 horas, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1)    Informes sobre (des)cumprimento do acordo salarial;
2)    Deliberação sobre deflagração de greve por tempo indeterminado;
3)  Instalação do comando de greve;
4)  Encaminhamentos.
Mossoró (RN), 27 de abril de 2012.


Prof. Flaubert Fernandes Torquato Lopes
         Presidente



Fonte: Site da ADUERN

Vestibular da EaD 2012

A UFRN publicou edital para o Vestibular da EaD 2012, com vagas para os cursos de Biologia , Geografia, Educação Física e Pedagogia  no Polo Universitário de Luís Gomes - PUAP.

Para mais informações consulte o edital no site da UFRN