quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Aniversariante do dia



E Hoje os Parabéns vão para a supervisora professora pibidiana Kaliana que completa mais um ano de vida. Parabéns e muita paz, saúde e felicidades. =D 


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Boas Festas


O Natal! A própria palavra enche nossos corações de alegria. Não importa quanto temamos as pressas, as listas de presentes natalinos e as felicitações que nos fiquem por fazer. Quando chegue no dia de Natal, vem-nos o mesmo calor que sentíamos quando éramos meninos, o mesmo calor que envolve nosso coração e nosso lar."
(Joan Winmill Brown)
A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.


Feliz Natal e Boas Festas 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aniversariante do Dia




E Hoje os Parabéns vão para o nosso coordenador de área do sub-projeto PIBID Geografia CAMEAM-UERN  Luiz Eduardo que completa mais um ano de vida. Parabéns e muita paz, saúde e felicidades. =D 


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Aniversariante do dia





E Hoje os Parabéns vão para a pibidiana Erivanir que completa mais um ano de vida. Parabéns e muita paz, saúde e felicidades. =D 


domingo, 25 de novembro de 2012

Trabalhos dos Pibidianos aprovados no II SENACEM


O planejamento da ação docente: relato de experiências dos
pibidianos de geografia

Amanda Aparecida da Silva Gomes Fontes
Ivanaldo Gomes de Medeiros
Luis Eduardo do Nascimento Neto
Valderi Idalino da Silva


Geografia no Ensino Médio: experiências do PIBID na Escola
Estadual Dr. José Fernandes de Melo

Maria Aparecida Monteiro da Silva (UERN/CAMEAM)
Kelly Íkalla Aires de Almeida (UERN/CAMEAM)
Kaliana Maria Dantas de Freitas dos Santos (EEJFM)


O PIBID e a interação de professores e alunos na Escola
Estadual Dr. José Fernandes de Melo

Cristiano Souza Paiva da Silva (UERN)
Maria Adriana de Souza Lins (UERN)
Luiz Eduardo do Nascimento Neto (UERN)


Perpectivas, ações e resultados do PIBID-Geografia/CAMEAM
na Escola Estadual Dr. Jose Fernandes de Melo

Maria Erivanir Rodrigues Nunes (UERN/CAMEAM)
Wanessa Djanis de Queiroz Santos (UERN/CAMEAM)
Luiz Eduardo do Nascimento Neto (UERN/CAMEAM)


A vivência do estágio de Geografia no Ensino médio

Maria Berlândia da Silva Farias
Maria Francimária Maia


Análise do processo do ensino de Geografia em nível médio da
Escola Estadual 26 de Junho
Maria Francimária Maia (CAMEAM/UERN)
Maria Berlândia da Silva Farias (CAMEAM/UERN)



Ensino e aprendizagem geográfica na “Escola Estadual Vicente
de Fontes” - José da Penha/RN
Wanessa Djanis de Queiroz Santos (UERN-CAMEAM)
Amanda Aparecida da Silva Gomes Fontes(UERN-CAMEAM)


Vivências do PIBID no ensino médio: avaliação das atividades
pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual José Fernandes
de Melo/ Pau dos Ferros-RN
Antonio Carlos do Nascimento
Francisco Carlison Bandeira Dias
Luiz Eduardo do Nascimento Neto
Vinicius de carvalho Andrade


Ensino-aprendizagem e geografia: uma discussão para o
contexto de uma formação educativa
Miquéias Virginio da Silva
Luiz Eduardo do Nascimento Neto


recurso imagético no ensino de geografia: uma proposta
metodológica
Milton Thiago Gomes Barroso
Luiz Eduardo do Nascimento Neto










Senado aprova inclusão da disciplina 'Cidadania Moral e Ética' no currículo escolar


Imagem: blogbahiageral.com.br

O Senado aprovou nesta quarta-feira (14) projeto que obriga as escolas da educação básica a oferecerem as disciplinas de Ética e Cidadania Moral e Ética Social e Política. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira ao tornar as duas disciplinas obrigatórias nas escolas brasileiras.

Instituída durante a ditadura militar (1964-1985), a disciplina de "Moral e Cívica" deixou de ser obrigatória no país em 1993. No decreto de sua criação, o governo militar dizia que a disciplina tinha entre outros objetivos "a preservação dos valores espirituais e éticos da nacionalidade" e o "fortalecimento da unidade nacional".

O MEC (Ministério da Educação) é contrário ao projeto por considerar que a inclusão de duas novas disciplinas vai promover um "inchaço" nos currículos escolares. Em nota técnica enviada a senadores para criticar o projeto, o ministério diz que o calendário de 200 dias letivos fixado pela Lei de Diretrizes e Bases da educação não comporta novas disciplinas.

A proposta havia sido aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Educação do Senado em setembro, mas o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), pediu sua votação em plenário.

Autor do projeto, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) aproveitou o esvaziamento do plenário nesta quarta-feira, véspera de feriado, e conseguiu incluir a matéria na pauta de votações. O senador disse que tinha o apoio dos líderes partidários para votar a matéria. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Em defesa da proposta, Souza afirmou que a inclusão das disciplinas tem o objetivo de fortalecer o sistema educacional brasileiro ao priorizar a "formação moral e ética das nossas crianças".

"Queremos fortalecer a formação de um cidadão brasileiro melhor: pela formação moral, ensinando conceitos que se fundamentam na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos; por outro lado, pela formação ética, ensinando conceitos que se fundamentam no exame dos hábitos de viver e do modo adequado da conduta em comunidade", afirmou o senador.

Relator da proposta e ex-reitor da Universidade de Brasília, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu o projeto ao afirmar que os problemas "cruciais" da sociedade só serão solucionados com políticas educacionais voltadas para a formação moral e ética das crianças e jovens.

"Dada a presente desagregação social pela qual passamos, representada pela atual crise de valores humanos, faz-se necessário que a escola oriente a formação do caráter dos nossos jovens, fortalecendo a formação dada no núcleo familiar", disse.


Fonte: http://tarsocosta.blogspot.com.br/2012/11/senado-aprova-inclusao-da-disciplina.html

Ministério da Educação divulga desempenho das escolas no ENEM

O ministérios da educação, divulgou uma planilha de desempenho das escolas de ensino médio que tiveram alunos participando do exame. Entre as escolas de Pau dos Ferros aparece a Escola campo de atuação do PIBID, Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, que apresentou os seguintes dados:


MEDIA_REDACAO NU_PARTICIPANTES  TAXA  MEDIA_GERAL
510,1639344 183        
 56,13
454,9326503


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

1ª CIRCULAR II SIMPÓSIO NACIONAL DE TEXTO E ENSINO (II SINATE)


=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=..==.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=..=.=.=
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Campus Avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM)
Departamento de Letras (DL)
Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)
Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET)

II SIMPÓSIO NACIONAL DE TEXTO E ENSINO
(II SINATE)
(Pau dos Ferros, 12 a 14 de dezembro de 2012)

Primeira Circular

Apresentação

II Simpósio Nacional de Texto e Ensino (SINATE) é um evento acadêmico-científico promovido pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), em parceria com pesquisadores da linha de pesquisa em “Texto, ensino e construção de sentidos”, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), e com pesquisadores, docentes, alunos e demais membros de diversos grupos de pesquisa do Departamento de Letras do CAMEAM/UERN e de outros departamentos da UERN.
O II SINATE será realizado nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2012, na sede do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros/RN, e vem dar continuidade ao debate das questões teóricas e práticas em torno da temática, que ocorreu por ocasião do I SINATE, realizado na UERN, também em Pau dos Ferros, nos dias 25 e 26 de junho de 2009. Em sua primeira edição, o SINATE foi organizado por um grupo de professores do PPGL, vinculados à Linha de Pesquisa “Texto, ensino e construção de sentidos”, com apoio de membros de diferentes grupos de pesquisa do DL/CAMEAM e em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como parte das atividades da pesquisa “Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa”, vinculada ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).
Nesta segunda edição, o evento propõe constituir-se como espaço de divulgação e socialização de trabalhos produzidos por estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como por pesquisadores e professores de Letras, Linguística e áreas afins, focalizando: (i) a socialização de pesquisas e trabalhos que abordem a temática do ensino do texto nos diferentes níveis de ensino, dentro e fora dos espaços escolares; (ii) o debate sobre as políticas institucionais de incentivo à pesquisa e à difusão e socialização do conhecimento científico; (iii) o debate sobre as políticas institucionais de incentivo à produção de textos técnicos e acadêmicos com fins de captação de recursos em órgão de fomento (sobretudo projetos para editais), em diferentes idiomas, e em função das políticas universitárias na área do ensino, da extensão e cultura, da pesquisa e da gestão universitária; e (iv) a interação e a integração entre grupos e linhas de pesquisas da área de Letras e Linguística e de áreas afins da UERN e de outras instituições de ensino superior do país, que tenham interesse por discutir a temática.

Convidados e programação geral

Durante o II SINATE, como parte de sua Programação Geral, teremos a participação de grandes profissionais da área, de diferentes universidades brasileiras, para discutir o texto na perspectiva do ensino-aprendizagem de línguas e dos usos para fins específicos. A presença de alguns já está confirmada, entre os quais destacamos os nomes de Sueli Marquesi (PUC/SP, UNICSUL), Jairo Campos (UNEAL), Mônica Cavalcante (UFC), Medianeira Souza (UFPE), Graças Soares (UFRN), Antonia Francimar (IFRN), Clécida Bezerra (UFERSA/UFPB), Marise Mamede (UFRN) e Rosiane Xypas (UFCG), que trarão contribuições em conferências, mesas-redondas e minicursos.
A conferência de abertura será proferida pela professora doutora Sueli Cristina Marquesi, pesquisadora do GT de “Linguística do Texto e Análise da Conversação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e ainda professora titular e Reitora da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), em São Paulo.  
A conferência de encerramento será proferida pelo professor mestre Jairo José Campos da Costa, pesquisador, professor assistente de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Literatura (NUPEL) e Reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Inscrições com apresentação de trabalho e como ouvinte

O evento contará com uma série de atividades acadêmicas, tais como grupos de trabalhos, comunicações orais, mesas-redondas, minicursos, conferências, lançamento de livros, atividades culturais, entre outras. As inscrições para essas modalidades de participação ou como ouvinte serão realizadas no Blog do GPET (http://gpetuern.blogspot.com.br/), por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Os minicursos tratarão de questões referentes ao tema do evento e serão ofertados por convidados da comissão organizadora. As comunicações orais deverão estar vinculadas às temáticas dos Grupos de Trabalho (GTs) do evento e suas inscrições devem seguir os prazos e as demais normas desta circular:

(i) Envio de resumo: 15 de outubro a 05 de novembro de 2012;
(ii) Recebimento da carta de aceite: 16 de outubro a 10 de novembro de 2012;
(iii) Envio de trabalho completo: 20 de outubro a 12 de novembro de 2012;
(iv) Inscrição e comprovante de pagamento: 15 de outubro a 12 de novembro de 2012;
(v) Inscrições como ouvinte15 de outubro a 12 de dezembro de 2012.

Os resumos e os trabalhos completos deverão ser enviados para o endereço eletrônico iisinate@gmail.com junto com o comprovante de pagamento, no qual deve constar a identificação nominal do inscrito. A publicação dos resumos e dos trabalhos completos ocorrerá por ocasião do evento, nos Anais do II SINATE, em formato eletrônico e com ISBN.
Cada pessoa deverá fazer sua inscrição individualmente, mesmo que sua participação no evento seja em coautoria de trabalho a ser apresentado. E cada inscrito poderá publicar no máximo três trabalhos completos nos Anais do II SINATE, seja em autoria ou coautoria. Além disso, os trabalhos que tiverem mais de três autores deverão ser acompanhados de uma justificativa da necessidade daquele total de participantes em único trabalho.

Taxas e pagamento de inscrição

MODALIDADE DE INSCRIÇÃO
COM APRESENTAÇÃO
SEM APRESENTAÇÃO
(Ouvinte)
Alunos e comunidade
R$ 30,00
R$ 20,00
Professores da Educação Básica
R$ 30,00
R$ 20,00
Alunos de pós-graduação
R$ 50,00
R$ 40,00
Professores universitários
R$ 70,00
R$ 60,00

pagamento das inscrições deverá ser feito no Banco do Brasil, Conta Poupança n. 21.156-7 (variação 51), Agência 1109-6, em nome de Rosângela Alves dos Santos Bernardino, por depósito direto ou por transferência, com identificação nominal do inscrito no comprovante.

Normas para elaboração do Resumo e do Trabalho Completo

(i) Resumo: texto justificado em um só parágrafo, contendo entre 150 e 250 palavras (não contar título, autor/coautor e instituição), escrito em fonte Arial, tamanho 11,espaçamento simples; título centralizado e em letras maiúsculas; nome do autor/coautor alinhado à direita, com espaço 1,5 abaixo do título, com apenas as iniciais em letras maiúsculas; abaixo, nome da instituição por extenso e sigla. O resumo deve apresentar introdução, metodologia, resultados e conclusões, embora não deva constar a nomeação desses itens. Deverá apresentar, ainda, entre três e cinco palavras-chave. O resumo deverá ser enviado para o endereço eletrônicoiisinate@gmail.com e a revisão gramatical será de responsabilidade de seu(s) autor(es).

(ii) Trabalho completo: texto justificado, com 08 a 15 páginas, incluindo referências e anexos. Escrito em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5 e margens com 3 cm (superior e esquerda) e 2cm (inferior e direita). Título centralizado, em negrito e em letras maiúsculas. Nome do autor alinhado à direita, com espaço 1,5 abaixo do título, com apenas as iniciais em letras maiúsculas e, abaixo, nome da instituição por extenso e sigla. As citações ao longo do texto deverão ser redigidas em tamanho 11, obedecendo ao recuo de 4 cm e ao espaçamento de dois espaços simples. As referências deverão ser feitas em espaço simples sem afastamento. O texto completo deve ser enviado em formato word 97-2003-2007 e NÃO em formato PDF. O resumo não deverá aparecer no corpo do texto completo. Os trabalhos serão aceitos para publicação somente se atenderem às normas acima e não serão aceitas substituições ou modificações posteriores dos trabalhos aceitos para apresentação e/ou publicação. O trabalho completo deverá ser enviado para o endereço eletrônico iisinate@gmail.com e a revisão gramatical será de responsabilidade de seu(s) autor(es).

Apoio e parceria na promoção do II SINATE

O II SINATE tem o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), por meio do Edital 004/2012-FAPERN, e será realizado também mediante parceria e apoio do Programa “Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas” (BALE), do Departamento de Educação do CAMEAM/UERN, e de diferentes Programas de Pós-Graduação, Grupos de Pesquisa e de Extensão, Programas e Projetos Especiais de Ensino e Extensão, da UERN e de outras IES, e também em parceria com profissionais envolvidos em Projetos e Programas do Governo Federal, financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), assim como com o apoio de membros de Programas financiados pela CAPES, como o PROCAD, o Observatório da Educação (OBEDUC), o Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), além de profissionais que atuam no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e no Programa Institucional de Monitoria (PIM) da UERN, entre outros.
Esperamos contar com a participação de professores da educação básica e superior, pesquisadores e alunos de graduação e da pós-graduação de universidades brasileiras, interessados em discutir questões relacionadas à produção, circulação e ensino de textos.
Maiores informações estarão disponíveis no Blog do GPET (http://gpetuern.blogspot.com.br/), pelo endereço eletrônico iisinate@gmail.com e por novas circulares.

Pau dos Ferros, 03 de outubro de 2012.

A Comissão Organizadora do II SINATE

Gilton Sampaio de Souza
Edmar Peixoto de Lima
Rosângela Alves dos Santos Bernardino
Ananias Agostinho da Silva
Antônio Luciano Pontes

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO em Luis Gomes - RN



acesse este link
Conhecimento é algo para ser compartilhado. Comemore o seu Dia dando mais visibilidade aos seus ensinamentos.

Participe do Concurso Cultural: 
"Dia do Professor" e concorra a um kit com 10 obras da Editora Saraiva.
Curta nossa página
no Facebook
e participe!

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail saceditorasaraiva@editorasaraiva.com.br ao seu catálogo de endereços.

I SINECGEO - SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAISIV ECEGE - ENCONTRO CEARENSE DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO


PROGRAMAÇÃO

CARGA HORÁRIA DO EVENTO: 40 h
Dia 15 de Novembro de 2012 (quinta-feira)
8 às 17h - Credenciamento
Local: Salão do Auditório Paulo Petrola

10h - Mesa de Abertura oficial - Coordenação do IV ECHE e I SINECGEO, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE, Coordenação do Programa em Pós-Graduação em Educação da UECE, Reitoria da UECE, Representante da URCA.

10:30h - CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Tema: MULTITERRITORIALIDADES E NOVAS PRÁTICAS CULTURAIS
Conferencista: ROGÉRIO HAESBAERT (UFF)
Local: Auditório Paulo Petrola 

11:30h - Lançamento do livro de conferências
Local: Auditório Paulo Petrola

14:00 às 17:00h - Comunicações científicas

Dia 16 de Novembro de 2012 (sexta-feira)
8:00 às 11:00 - Mesas Redondas
Local: Salas de aula

8:00 às 11:00
MESA I - A GEOHISTORIA NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS
Palestrantes: Stanley Braz de Oliveira (UECE), Átila de Menezes Lima (UECE)Antônio Kinsley Bezerra Viana (UECE) e Keila Andrade Haiashida (UECE)
Coordenação: Keila Andrade Haiashida (UECE)
Local: Sala de aula 

8:00 às 11:00
MESA II - ARTE, PAISAGEM E GEOGRAFIA
Palestrantes: Alessandro Dozena (UFRN), Fernanda Claudia Lacerda Rocha (UNIFOR/UECE) e Naiana Paula Lucas dos Santos (UECE)
Coordenação: Naiana Paula Lucas dos Santos (UECE) 
Local: Sala de aula

8:00 às 11:00
MESA III - POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA DINÂMICA ESPACIAL
Palestrantes: Carlos Roberto Cruz Ubirajara (UEPE), Ednéa do Nascimento Carvalho (UFOPA), Fabrício Américo Ribeiro (IFCE) e Rejane Maria de Souza (UECE)
Coordenação: Rejane Maria de Souza (UECE) 
Local: Sala de aula

14:00 às 17:00
MESA IV - RELIGIÃO, CULTURA E PATRIMÔNIO
Palestrantes: Otávio José Lemos Costa (UECE), José Álbio Moreira de Sales (UECE), Josier Ferreira da Silva (URCA), Christian Dennys Monteiro de Oliveira (UFC), Emanoel Luís Roque Soares (UFRB) e Paulo Wendell Alves de Oliveira (URCA)
Coordenação: Paulo Wendell Alves de Oliveira (URCA) 
Local: Sala de aula

14:00 às 17:00
MESA V - GÊNERO E MULTITERRITORIALIDADES
Palestrantes: Márcio José Ornat (UEPG), Charliton José dos Santos Machado (UFPB) e Lia Machado Fiuza Fialho (UFC)
Coordenação: Lia Machado Fiuza Fialho (UFC) 
Local: Sala de aula

14:00 às 17:00
MESA VI - DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO, GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Palestrantes: Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos Júnior (UECE), Antonio Germano Magalhães Junior (UECE), José Gerardo Vasconcelos (UFC), Rui Martinho Rodrigues (UFC), Francsico Ari Andrade (UFC) e Eluziane Gonzaga Mendes (UFC)
Coordenação: Eluziane Gonzaga Mendes (UFC) 
Local: Sala de aula

Dia 17 de Novembro  de 2012 (sábado)
8:00 às 10:00h - Apresentação de trabalhos (Painel)
Local:

10:30h: Plenária final
Local: Auditório Paulo Petrola

domingo, 30 de setembro de 2012

I Semana de Estudos Universitários de Pau dos Ferros


Programação
De 01 a 05 de outubro de 2012
Promoção: Alunos do Curso de Enfermagem do CAMEAM/UERN

Dia: 01/10/2012 – 19h
Credenciamento
Cerimônia de Abertura
Ministrante: Prof. Giovane Nobre Gomes
·       Coordenador do Curso de Enfermagem CEN/CAMEAM
·       Doutorando do programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde- DINTER UFRN/UERN
Conferência Inicial
Tema: A Universidade e o seu Papel na Contemporaneidade: Desafios, Avanços e possibilidades
Ministrante: Prof. Dr. Gilton Sampaio de Sousa, Mestre em linguística aplicada pela UFRN, Doutor em linguística e língua portuguesa pela UNESP, Pós Doutor em estudos comparados: língua portuguesa e língua francesa, pela Université Paris 8 Vincennes- Saint-Denis (2011), na França.
Programação Social
Apresentação do grupo Dançart da cidade Pau dos Ferros. 


Dia: 02/10/2012 – 19h
1ª Conferência
Tema: Tópicos históricos e antropológicos do esporte: reflexão acerca desse fenômeno cultural na contemporaneidade.
Ministrante: Prof. Leonardo Rocha da Gama
·       Professor do Curso de Educação Física UERN CEN/CAMEAM
·       Mestre em educação pela UFRN
2ª Conferência
Tema: A universidade e seu papel de conscientização cidadã
Ministrante: Prof. Marciel Antônio de Sales
·       Professor de Direito FACEP Pau dos Ferros/RN
·       Professor da UERN Patú
·       Professor da UFCG
·       Servidor Público da Receita Federal
·       Graduação em Direito pela UFCG em Sousa/PB
·       Graduação em Ciências Contábeis UERN
·       Especialista em Direito Previdenciário pela POSEAD
·       Especialista em Gestão Pública e Municipal pela UERN
3ª Conferência Tema: Universidade, Competição e Neoliberalismo (A universidade e a formação para um mercado cada vez mais competitivo).
Ministrante: Prof. Laécio da Cunha Oliveira
·          Professor do Curso de Administração UERN
·          Mestre em Administração pela UNIFOR
Programação Social
Apresentação do grupo de teatro Arte em Faces da Cidade de Pereiro - CE.

Dia: 03/10/2012
FERIADO
Dia: 04/10/2012 – 19h
1ª Conferência
Tema: Escrever para publicar: o consumo de conhecimento e o papel da universidade.
Ministrante: Prof. Erick Vinícius Santos Gomes
·       Professor do Curso de Pedagogia UERN
·       Mestre em Filosofia UFPB
2ª Conferência
Tema: As imagens do Nordeste na canção popular. Ministrante: Ac. Fernando Filgueira B. Júnior
·       Acadêmico em Letras, habilitação Língua Inglesa, ex aluno do Curso de Geografia - CAMEAM/UERN.
·       Autor do livro "Walquiria".
·       Escreve para o Jornal Cultural "O clandestinho" de Mossoró.

05/10/2012 – 19h
1ª Conferência
Tema: A formação universitária no contexto do desenvolvimento sustentável.
Ministrante: Profa. Ms. Larissa Ferreira da Silva
·       Professora do Curso de Geografia UERN
·       Mestre em Geografia pela UFRN
·       Doutora em Geografia pela UFC
2ª Conferência
Tema: Saúde e qualidade de vida do ser universitário.
Ministrante: Prof. Eliana Barreto Fixina 
·       Professora do Curso de Enfermagem UERN
·       Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde- DINTER UFRN/UERN

08/10/2012
A partir dessa data estará sendo enviado os certificados via Email.

sábado, 29 de setembro de 2012

Aniversariante do dia



E Hoje os Parabéns vão para o pibidiano Miqueias que completa mais um ano de vida. Parabéns e muita paz, saúde e felicidades. =D 


quinta-feira, 27 de setembro de 2012






24 a 26 de Outubro de 2012


TEMA:
ESTÁGIO, PESQUISA E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES



O Departamento de Educação do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN, através de seus Grupos de Pesquisa FORMACE e GEPEPI, realizará, no período de 24 a 26 de outubro de 2012, o II Seminário de Integração do Estágio em Pedagogia – II SIEP, juntamente com o I Encontro de Supervisores de Estágio e Práticas Educativas em Cursos de Licenciaturas I ESEPEL.
A proposta emerge da necessidade de discussão sobre a atuação do estagiário nas instituições-campo de estágio e a contribuição dos Cursos de Licenciatura nesses espaçosA idéia de conjugar dois eventos com características similares advém da constatação de que existe, nesse contexto, uma carência no que se refere à integração dos sujeitos envolvidos nas práticas de estágio nos espaços intra e extra-muros acadêmicos. De caráter interdisciplinar, os eventos configuram-se como oportunidades de discussão acerca de investigações e experiências relativas à construção e execução de práticas pedagógicas que envolvem temáticas como as metodologias de ensino das disciplinas da educação básica, as relações interpessoais e diferentes aspectos da gestão dos processos educativos.
O I SIEP ficou restrito ao contexto do CAP/UERN e escolas campo de estágio, na cidade de Patu, porém, as discussões realizadas na ocasião, como também os processos avaliativos que acontecem ao final de cada período de estágio, relativos aos contextos escolares e não escolares, permitiram refletir sobre a necessidade de ampliar o debate, visando a reunir supervisores de estágio, professores da educação básica e alunos estagiários de outros Campi da UERN, como também de outras IES, para discutir os problemas inerentes às práticas educativas que se concretizam nesses espaços.
Essas reflexões fizeram nascer, junto com o II SIEP, o I ESEPEL, a fim de reunir não só os envolvidos no estágio em Pedagogia, como também professores e estagiários de outras licenciaturas, na perspectiva de que se alcance os seguintes objetivos:

  • Intensificar possibilidades de estudos e pesquisa no contexto do estágio supervisionado dos Cursos de Licenciatura, considerando-se osespaços escolares e não escolares.
  • Socializar experiências de estágio e suas peculiaridades em diferentes cursos de licenciaturas.
·         Discutir os conflitos de interesse entre o estágio curricular obrigatório e o estágio não obrigatório.
·         Discutir os projetos de extensão e programas formativos como espaço de atuação do estagiário.

ATIVIDADES:
·         Conferências
·         Mesas-redondas
·         Minicursos e Oficinas
·         Sessões de Comunicação e de Pôster
·         Salas de experiências didático-pedagógicas
Atividades culturais




Fonte: Site do Evento